16.11.18

Cheguei atrasado




Acho que cheguei atrasado. Definitivamente cheguei atrasado em algumas coisas da vida. Cheguei atrasado na fé. Cheguei atrasado no amor. Cheguei atrasado no psiquiatra. Cheguei atrasado no trabalho hoje. Quem chega atrasado geralmente chama atenção. Não quer, mas chama. Não queria e chamei. Quem chega atrasado perde o bom do show. Quem chega atrasado não vê a cortina abrindo, por isso não sabe entender quando ela se fecha. Quem chega atrasado, geralmente, tem um punhado de desculpas e motivos para o atraso. Prefere isso do que simplesmente dizer: ‘Desculpa, me atrasei’. Quem chega atrasado prefere falar do futuro, pensar no futuro, se lamentar pelo passado e se esquece de agradecer pelo presente. Porque afinal de contas, no presente, está atrasado.

Cheguei atrasado um dia desses para buscar meu filho na escola. Me atrasei pra voltar ao normal depois de uns dias cheio de manias. Me atrasei pra fazer tatuagem, agora não dá mais. Um dia desses atrasei meu relógio 10 minutos, só pra ter a sensação que não estava mais atrasado. Resultado, achei que estavam todos adiantados, mas não conseguia enxergar que o atrasado era eu.

Me atrasei pra o ensaio da banda num outro dia. Me atrasei pra dar aula. Me atrasei pra dizer para o meu pai que amava ele. Esse atraso foi ruim, porque ele se adiantou e foi embora. Agora só digo por mensagem, como sempre, atrasado. Como Don Quixote, outro atrasado, me atrasei pra perceber que o moinho de vento não era um gigante. Atrasei outros por causa desse atraso. Eu me atrasei pra entender que a doutrina não protege o mestre, antes o denuncia. Me atrasei para entender que ‘graça’ não é o mesmo que ‘de graça’. Estou neste momento atrasando um monte de coisas que eu tenho que entregar para escrever nessas linhas o quanto eu estou atrasado. Me atrasei pra entender que preciso de ajuda. Preciso de ajuda para chegar a tempo. Chegar no tempo. No tempo do sábio que diz que há tempo pra tudo. Ninguém pode escapar do tempo. Ele existe. Ou melhor, eles existem: os tempos. Existe tempo pra tudo, menos pra se atrasar. Se existe alguém fora do tempo, são esses, os atrasados. Eles vivem num lugar, num espaço em branco que fica entre o desespero e a esperança. Sempre tentando sair desse lugar pra acertar no alvo. Pra cravar os ponteiros do relógio. Sincronizar sua agenda com a agenda do resto do mundo. O tempo é absoluto. O atraso é sempre relativo.

Já estamos no Novembro azul. Queria que ainda fosse o Setembro amarelo. Mais uma vez, estou atrasado.

Erick Freire

No comments:

Post a Comment