7.2.14

Viva!




Pense em uma instituição que em sua jornada mudou o mundo de alguma forma ou mesmo o curso da existência humana. Pense em um ajuntamento de mentes lideradas por outra mente, que em uma suposta revolução, levando adiante uma bandeira, mudaram de modo significativo, em definitivo, a humanidade. Não houve e não existe grupo, ONG, governo de direita ou esquerda, instituição civil, agremiação estudantil e mesmo a igreja, e vergonhosamente em principal, que levou o homem para uma mudança esperançosa. Não.

Tudo sempre começou e começará pelo indivíduo, é o homem que muda o homem. É o homem, indivíduo, que muda o mundo. Jesus, Sócrates, Luther King, Gandhi, Madre Tereza, Desmond Tuto, São Francisco, Nelson Mandela, Lincoln, Princesa Isabel, Hitler, Stalin, Pol Pot, Gengis Khan, Cézar, Mao Tsé mudaram o mundo, para o bem ou para o mal. Vemos o poderio do indivíduo. Logo após foram engolidos por bandeiras e partidos e instituições e denominações fracionárias, desfigurando sempre as ideias primordiais de seus mestres.

A instituição mata e não salva ninguém. Não muda nada. 

Acha mesmo que Jesus assinou em baixo as barbáries que a igreja fez, supostamente em seu nome? Que os telepastores e televangelistas de ocasião representam a Cristo? Pense.

Sonho com reuniões íntimas, entre amigos! Todos conversando sobre as suas ideias, debatendo a verdade do evangelho de forma simples e sincera. Sem a relação líder X subalterno, apenas com a relação homem X homem. Sonho com Jesus libertando as pessoas todos os dias de suas cadeias, das correntes da religião, das instituições mortas. Sonho com Jesus ignorando todos os CNPJs e abraçando igualmente todos os CPFs. É onde eu quero estar! No meio das pessoas, sendo cheio por elas. Enchendo pessoas e não enchendo prédios. 

Eu, em mim mesmo sou uma instituição viva. Você mesmo o é! As mudanças vem a seguir. E quando começarem com convenções ao seu redor, implorando por hierarquias e liturgias, uma ordem, desejando incutir em você a institucionalização de SUAS ideias, FUJA. Pois assim fizeram com as puras palavras de Cristo maculando-as.

Você é a mudança, instituição é 'estabelecimento', é o concreto imobilizante no meio do mar fluente das mudanças represando ideias. É o engessamento da fluidez de suas ideias que geram mudanças. Instituições são morte, você é vida. Viva!


No comments:

Post a Comment